No dia 19 de Outubro a Associação Recreativa Amigos da Capeleira e Navalha perto de Óbidos realizou um convívio de pesca intitulado Troféu Rodrigo Rodrigues, este convívio tinha como objectivo homenagear o sócio e pescador Rodrigo Rodrigues, falecido recentemente.
A prova foi disputada por umas boas dezenas de participantes entre o Baleal e Peniche, desafiado pelo meu grande amigo Artur Silva e Nuno Pereira resolvi participar nesta homenagem.
O mar não estava com muito boas condições, barrento na zona de Peniche, o que nos fez apostar numa ida ao Baleal, onde as aguas tinham melhor aspecto.
Como de de costume apostei na pesca à bóia com engodo.
Os meus companheiros de equipa procuraram abrigo e mar mais calmo do lado norte da ilha, dedicaram-se logo às tainhas, eu tentei nas primeiras horas procurar nas aguas mais agitadas uns sargos, no lado sul da ilha.
Após um primeiro pesqueiro falhado, onde apenas senti uns toques de peixe miúdo que não ficaram, fui em busca de novo poiso,
Com a maré já bem alta, depois de dar uma volta à ilha onde não vi pesqueiro que me agradasse virei-me também para o lado norte, numa baía junto à capela a pescar alto, 3 colheradas de engodo para cima de umas pedras onde o mar vinha lavar e onde fazia uma boa escoa logo ao 1º lançamento ferro um bom sargo, depois de o trabalhar só tinha uma solução iça-lo, um pouco a medo pois estava a pescar com fio 0,18mm lá o consegui por cá em cima.
A coisa prometia, este sargo logo após a bóia cair na agua fez-me pensar logo que podia andar ali mais desta fruta, mero engano, este andava mesmo perdido, insisti mas apenas enganei mais 2 tainhas entre as centenas delas que por ali andavam.
Como não havia sargos e só via a malta a tirar tainhas e garrentos, tive de me render e na ultima hora e meia encostei-me aos meus colegas e dediquei-me também a elas, esta é definitivamente uma pesca que não me agrada, mas entre não apanhar mais nada e tirar uns garrentos e umas tainhas, olha que se lixe!!!
Até ao fim ainda consegui compor a pesca com mais uns 7kgs de peixe, do qual não tirei foto, por razões óbvias tinha as mãos e braços todos sujos de ranho de garrento, o tempo para entrega do peixe era pouco tinha de me despachar e a maior parte do peixe não merecia foto.
Depois de ajudar na pesagem do pescado, tomar um merecido banho, era hora de almoçar, petiscos, boa comida foi coisa que não faltou e estando na terra da típica Ginginha, para ajudar à digestão umas boas copaneiras deste néctar divino fizeram a alegria de alguns pescadores, EU que o diga, já nem sabia para que lado era o Norte e o Sul, he he he....
Faltava saber a classificação e respectiva entrega de prémios, em primeiro lugar e destacadamente ficou o Paulo Lourinho que capturou 125 tainhas(31,195kg) totalizou 31040pts.
Em 2º lugar ficou o Nelson Inácio com 26135pts e a fechar o pódio ficou o Jorge Soeiro com 19180pts, eu acabei no 11º lugar com 9337pts.
A organização empenhou-se em satisfazer todos os participantes, tendo o pessoal saído bem satisfeito e prometendo regressar para o ano, pois esta Associação merece.




